Transcript
Adolescência
Introdução Este trabalho foi-nos proposto na disciplina de Psicologia e com ele pretendemos explicar uma das fases mais difícil do ser humano a Adolescência. Vamos abordar os seguintes temas Pr! Adolescência" Adolescência" #iferenças $ísicas e Psicol%gicas na adolescência no rapa& e na rapariga" Problemas 'ue surgem na adolescência" (eacção dos pais com a adolescência dos )lhos.
Pr!-Adolescência A pré-adolescência caracteri&a-se pelo período de desen+ol+imento humano 'ue antecede a adolescência. ,esta etapa do crescimento importantes alteraçes físicas e psicol%gicas começam a ter lugar contribuindo acti+amente para a transição da criança para a fase inicial da adolescência
Adolescência A adolescência ! uma fase do desen+ol+imento humano 'ue se caracteri&a por representar a transição da inf/ncia para a idade adulta. 0arcada primordialmente pelo amadurecimento sexual o inicio da adolescência poder1 +ariar signi)cati+amente de pessoa para pessoa.
#iferenças $ísicas na adolescência no rapa& e na rapariga Rapaz: Alargamento dos ombros" 2arba" #esen+ol+imento dos m3sculos" Aparecimento de pêlos" Alteração da +o&" Produção e emissão de esperma" Aumento dos %rgãos genitais.
Rapariga: #esen+ol+imento dos seios" Aparecimento da menstruação" Aparecimento de pêlos" Alargamento das ancas.
Problemas 'ue surgem na adolescência Tabagism o
Obesidade
Depressã o
Alcoolism o
Gravide z
Distúrbios Alimentar es
Tabagismo 4s adolescentes muitas das +e&es para entrarem em grupos tem 'ue começar a fumar senão nem entram ou são go&ados. 5omeçam por experimentar e depois gostam e assim começa o tabagismo e o consumo de drogas na adolescência.
Obesidade A obesidade na adolescência tem crescido muito nos 3ltimos anos. 5ada +e& são menos as pessoas 'ue se preocupam com uma alimentação saud1+el. 4s 6o+ens cada +e& comem mais comida 7de pl1stico8 doces bolachas refrigerantes. Este tipo de comida fa& acumular gorduras em algumas &onas do organismo. 4s 6o+ens para não )carem obesos poderiam fa&er exercício físico mas ho6e em dia os 6o+ens )cam mais agarrados aos computadores e 1s consolas.
Depressão A depressão poder1 'uando não de+idamente tratada e acompanhada por um m!dico deixar se'uelas 'ue poderão +ir a ser respons1+eis pela adopção de um estilo de +ida menos saud1+el. Estas pessoas 'uando optam por este estilo de +ida menos saud1+el elas começam a consumir em excesso 1lcool e9ou drogas assim como um mau desempenho escolar e9ou pro)ssional. : necess1rio o m!dico saber identi)car os principais sintomas 'ue caracteri&am este transtorno e 'ue tão negati+amente poderão afectar a 'ualidade de +ida do adolescente.
Alcoolismo A adolescência ! uma fase caracteri&ada pelo abuso excessi+o de +1rias subst/ncias alco%licas. A participação de festas e de saídas com amigos a maior parte dos adolescentes acabam por ser encora6ados a proceder ao consumo de 'uantidades excessi+as de 1lcool o 'ue poder1 contribuir não s% para comprometer o bom estado de sa3de do adolescente como tamb!m os seus rendimentos na +ida escolar pro)ssional e social.
Gravidez ;ma gra+ide& indese6ada na adolescência ocorre por +1rias ra&es por'ue o m!todo contracepti+o falhou ou pela m1 utili&ação do mesmo" por'ue não se utili&ou 'ual'uer protecção durante as relaçes sexuais" por falta de informação" pela existência do pensamento m1gico de 'ue 7s% acontece aos outros8 ou ainda por crendices e mitos < +olta das relaçes sexuais como por exemplo na primeira +e& não h1 risco de )car gr1+ida ou 'uando 7se fa& de p!8 não h1 problema=
Distúrbios Alimentares
com a adolescência dos l!os A adolescência poder1 re+elar-se como uma fase do desen+ol+imento humano particularmente complicada 'uer para o adolescente 'uer para os seus pais 'ue muitas são +e&es em 'ue re+elam incapacidade em compreender e lidar com as mudanças comportamentais dos seus )lhos
"oncl#são >ost1mos de fa&er este trabalho pois fala sobre a fase 'ue n%s estamos a passar )c1mos a saber um pouco mais de uma das fases mais importantes 'ue estamos a passar. Espero 'ue tenham gostado e tenham aprendido um pouco mais como n%s.