Preview only show first 10 pages with watermark. For full document please download

Análise Da Atividade Midiática De Uma Emissora Fronteiriça: Estudo De Caso Da Rádio Quaraí Am (jorge Robespierre Tomás Japur)

Description: As práticas midiáticas de um veículo de comunicação fronteiriço estão submetidas a uma lealdade cruzada que, de um lado, põe em relevo a conjuntura local e, por outro, as determinações do Estado-na...

   EMBED


Share

Transcript

As práticas midiáticas de um veículo de comunicação fronteiriço estão submetidas a uma lealdade cruzada que, de um lado, põe em relevo a conjuntura local e, por outro, as determinações do Estado-nação ao qual pertence. Estar subordinado a essa ordem faz com que esses veículos trabalhem com uma riqueza cultural típica de uma cultura híbrida como é a fronteiriça. Por outro lado, acarreta dificuldades políticas e econômicas que podem influir inclusive na sua subsistência. Como caracterizar a atividade midiática da Rádio Quaraí AM? Este estudo de caso tenta resolver esse problema para compreender como uma emissora de rádio de uma cidade limítrofe participa desse fenômeno. A partir dessa compreensão é possível especular sobre algo que parece estar se tornando uma tendência nas Terras de Fronteira do Rio Grande do Sul: o fechamento de pequenas emissoras de rádio ou a inevitável venda dos seus canais por dificuldades, dentre outras, financeiras; originadas, em parte, pelas mesmas instâncias que elas representam. Em um primeiro momento, exploram-se questões relacionadas à fronteira e ao conceito de rádio local. Logo após, analisa-se a atividade midiática da emissora. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a compreensão de como o contexto fronteiriço interfere no processo de subsistência de uma pequena emissora de rádio da fronteira com o Uruguai, a partir do detalhamento de práticas existentes nessa região.